domingo, 15 de março de 2009

TEATRO ICEIA



O Teatro do ICEIA (Instituto Central de Educação Isaías Alves) fica no bairro do Barbalho e sua inauguração ocorreu em dezembro de 1939. Com capacidade para 1.300 espectadores em cadeiras de madeira, distribuídas em platéia, camarotes, frisas e balcão, o Teatro foi transformado em centro de cultura e serviu de local de ensaio para espetáculos como a ópera Rei Brasil 500, do show da cantora Daniela Mercury, entre outros.

O espaço, um dos maiores palcos de Salvador, teve a construção iniciada em julho de 1937, no governo de Juracy Magalhães, na gestão do secretário da Educação Isaias Alves, idealizador do instituto educacional, ao qual o teatro estaria agregado,como parte de um conjunto onde se desenvolviam práticas educacionais inovadoras e abrangentes. A construção do prédio foi concluída dois anos depois, em novembro de 1939, já no governo de Landulfo Alves de Almeida.

O projeto do conjunto arquitetônico do ICEIA, concebido a partir do ideal do professor Álvaro Augusto da Silva, previa que o espaço fosse utilizado apenas como auditório da instituição, destinado a abrigar festas escolares, representações teatrais e cinematográficas voltadas para os estudantes.Aberto ao público, o auditório passou a se chamar Teatro do ICEIA, alcançando grande prestigio entre a classe artística.Atualmente abriga principalmente eventos como palestras, seminários, espetáculos de dança, música e teatro. Conta ainda com uma Sala de Exposição, atendendo à demanda de grupos artísticos e da comunidade, através da cessão de pautas.

Há ainda dois camarins, palco com coxia e sala de projeção.Projetado para ser um auditório do colégio, o teatro não dispõe de sistema de ar-condicionado, nem de projeto arquitetônico do ponto de vista da acústica. O teatro já chegou a ficar fechado, tendo sido recuperado pela Fundação Cultural do Estado, por meio da Diretoria de Equipamentos Culturais e Ações Regionais (Decar) agora DIMAC (Diretoria de Música e Artes Cênicas), responsáveis pela gestão do espaço desde 1994.


Fonte: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/espacos/iceia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário