terça-feira, 17 de março de 2009

PROGRAMA TOPA

No final do mês de agosto de 2007, foi lançado o Programa TOPA para os alfabetizadores que irão alfabetizar jovens e adultos. Nessa primeira etapa do programa, que se dará no quadriênio (2007-2010).

Em setembro de 2007, foram reunidos em um dos campos de uma universidade particular aqui do Sul da Bahia, para preparação cerca de 900 alfabetizadores do TOPA, Que são pessoas com graduação e se possível com especialização, alguns com alguma experiência com processos de letramento e alfabetização. o Programa de Alfabetização do atual Governo da Bahia, a sigla é traduzida por Todos Pela Alfabetização.

A proposta do Programa Todos pela Alfabetização é de atingir as camadas mais carentes da sociedade brasileira. A Bahia tem sido considerado campeão nordestino de analfabetismo, com 2,5 milhões de pessoas analfabetas. O que não tem justificativa, pois o Estado é o maior e mais rico da região Nordeste, por isso, a meta do Programa TOPA é de alfabetizar quase 1 milhão de baianos nos próximos 4 anos, sendo 207 mil ainda em 2007.

Segundo dados do IBGE, a taxa de analfabetismo da população acima de 15 anos na Bahia é de 18,8%, quase o dobro da taxa nacional e muito próxima da taxa da região Nordeste, que é de 21,9%. A população rural é uma das que mais se destaca negativamente com 31,6%. É importante saber também que quando analisadas as taxas de analfabetismo funcional, esse quadro se torna ainda mais crítico. A Bahia praticamente dobra a média geral, indo para 35,6%, sendo que no campo a taxa sobe para 55,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário