terça-feira, 17 de março de 2009

CRIANÇAS E INFORMÁTICA NAS ESCOLAS

Realizou-se em 20 de agosto de 1997 no auditório da Faculdade de Educação/UFBA o evento intitulado "PRIMEIRO ELES! CONVERSANDO COM CRIANÇAS", cujo assunto principal foi a utilização das novas tecnologias de comunicação nas escolas. O evento teve como coordenador e mediador o professor Nelson Pretto (docente da disciplina EDC 266 - Introdução à Informática na Educação) e a participação de crianças com idade entre cinco e dezesseis anos, provenientes de escolas públicas e particulares. As mais falantes se destacaram, no entanto, todas ficaram muito à vontade no espaço apropriadamente preparado para elas com microcoputador, games, TV e uma mesa para desenhar e montar quebra-cabeças livremente. Ainda tiveram direito a pipoca, refrigerantes e balas para descontração total, apesar da presença de emissoras de TV e de um público muito curioso.

As crianças quando perguntadas sobre o que achavam do uso de computadores nas suas escolas, foram unânimes em responder que estes servem como um divertimento para as horas em que não estão cumprindo as tarefas escolares (algumas crianças não têm computador na escola, ou não têm acesso porque estes são reservados para outros fins!)

Na verdade, o que ocorre é que as escolas não estão preparando seus educadores para lidar com estas novas tecnologias de informação e, boa parte destes profissionais não são capazes de educar através de novos recursos porque falta-lhes, além de capacitação via escola, investimento pessoal. Além disso, falta-lhes o desdobramento crítico para analisar a real situação brasileira e assim, adequar uma forma de ensinar à realidade atual, particulamente no Brasil, para as transformações que ocorrem no mundo nessa era de globalização em que as informações chegam e saem a uma velocidade enorme.

Enfim, as escolas que já fazem uso do computador e que, portanto, teoricamente já estariam caminhando junto com esses novos meios de comunicação, na verdade não estão utilizando estes recursos adequadamente pois, além de adquirir conhecimento via o grande número de informações que podemos colher, pode-se produzir e trocar informações pela INTERNET como pelos programas educativos. Na verdade, não é isso que ocorre nas escolas. As crianças têm pouco ou nenhum acesso aos computadores e não têm opções nem orientação adequada para trabalhar com eles.

Assim, as escolas não promovem uma boa educação às suas crianças e, essa educação deve ser aquela que proporciona a formação de um cidadão crítico capaz de transformar o mundo em que vive numa forma mais humana e justa de vida, mais em comum para todos e reduzindo-se assim os altos níveis de miséria e fome alarmante em toda parte.

Cabe às escolas permitirem às crianças livre acesso às novas tecnologias e o uso desses recursos não como instrumento que apenas ensina, enfatiza e/ou complementa uma aula dada mas como ferramenta educacional através da qual o aluno é capaz de pensar, contestar e modificar toda uma sociedade... para o bem de todos!

www.faced.ufba.br/

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