domingo, 22 de março de 2009

ENSINO MÉDIO INDÍGENA

Mec propõe elaboração de diagnóstico do ensino médio nas aldeias de todo o país
Autor: Aluízio Azevedo

Representantes da educação indígena do Ministério da Educação (Mec); do Conselho Nacional da Educação (CNE); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); secretarias de Estado de Educação, e da Fundação Nacional do Índio (Funai), reuniram-se em Brasília, para discutir a formulação de uma política de educação indígena voltada para o ensino médio.
O encontro aconteceu no período de 08 a 13.02.2009, com o objetivo de criar um grupo de trabalho que orientará os estados a fazerem um diagnóstico da situação do ensino médio das aldeias de todo o país. Representando Mato Grosso no evento, estão as professoras Kátia Zortéia e Paula Vanucci, contratadas do MEC para coordenar o diagnóstico no Estado.

A professora indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Francisca Novantino, que também é integrante do CNE, disse que o seminário servirá de planejamento para a aplicação das pesquisas em que se baseará o diagnóstico. Segundo ela, este momento serve para discutir as estratégias e finalidades para a realização do evento.

Francisca ressalta que, para a construção de uma política de educação sólida e fundamentada em boas estratégias, primeiro faz-se necessário uma descoberta da situação em que se encontram as aldeias, a demanda existente e as várias especificidades culturais. "Propor um encaminhamento dos nossos indígenas ao ensino superior, e encontrar subsídios para desenvolver o ensino médio nas aldeias são as principais finalidades do diagnóstico".

Além dos professores e comunidades indígenas, as secretarias municipais e estaduais de educação também servirão como fonte para a construção do diagnóstico. "Eles serão os protagonistas deste levantamento, que vai mostrar a cara da educação indígena do país", disse a professora.

O próximo passo do Grupo de Trabalho será um encontro das equipes da coordenação-geral da Educação Escolar Indígena e do Instituto Nacional do Inep, com técnicos de 21 secretarias estaduais de Educação. O local escolhido foi João Pessoa, na Paraíba. O objetivo da reunião, será a discussão da melhor forma de coletar os dados do Censo Escolar nas áreas indígenas, que terá início em 31 de março.

De acordo com o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena, Kleber Gesteira, o objetivo da reunião é informar os técnicos para que o questionário, ao chegar nas escolas indígenas, seja respondido por diretores e professores de forma correta, detalhada e que realmente espelhe a realidade das aldeias.

ALUÍZIO DE AZEVEDO
Assessoria/Seduc-MT

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