domingo, 22 de março de 2009

SUPLETIVO

Ensino fundamental e ensino médio

Um curso supletivo já foi visto no passado com certas reservas. Talvez o desconhecimento desta modalidade de ensino e o comodismo de muitos tenham contribuído para que isto ocorresse.
O supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), como é mais conhecido hoje, é sem dúvida uma alternativa viável, séria e que certamente tem trazido muitos benefícios a todos que recorrem a ele.

Normalmente o ensino supletivo é dividido em supletivo de ensino fundamental ou o antigo supletivo de 1º grau e o supletivo de ensino médio ou supletivo de 2º grau. Pode ser feito em todo o Brasil e tem certificado reconhecido pelo MEC. Para fazer um curso supletivo basta ter mais de 15 anos de idade e não ter cursado o ensino fundamental ou médio.

Atualmente as provas do supletivo são feitas uma ou duas vezes por ano, dependendo do estado e fica a cargo da Secretaria Estadual da Educação definir os critérios para a aplicação da prova. Os alunos deverão se preparar com estudos específicos e de conhecimentos gerais, estes estudos podem ser feitos pelo próprio candidato ou em escolas preparatórias para as provas.

Supletivo Nacional

O Ministério da Educação mantém o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) que é um exame nacional, porém, a adesão das Secretarias de Educação dos estados é opcional. Se o estado em que o aluno reside, participa do Encceja.
Ao concluir o ensino médio de um curso supletivo, o aluno receberá o certificado de conclusão com a mesma validade de uma escola regular. Se o Mec conferiu o certificado é porque o aluno atingiu o objetivo necessário para tal.

Abaixo segue alguns links onde você poderá obter informações sobre inscrições, data de provas e demais informações pertinentes.


Para quem for fazer as provas e não tem o material didático para estudar, uma boa dica é usar o material do Telecurso 2000, disponível para consulta no site da A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. Para consultar as disciplinas do ensino fundamental e ensino médio, CLIQUE AQUI.
Fonte: http://weverthon.fernandes.zip.net/
http://www.luis.blog.br/

2 comentários:

  1. eu queria saber onde fazer supletivo

    ResponderExcluir
  2. PRECISO DE INFORMAÇÕES SOBRE O SUPLETIVO PELA REDE ESTADUAL ONDE POSSO TER INFORMAÇÕES SOBRE LOCAL DE INSCRIÇÕES...

    ResponderExcluir