sábado, 14 de fevereiro de 2009

A ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE


Em 11 de agosto de 1827, foi instituído no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais , um em São Paulo e o outro em Olinda, ato instituído por D. Pedro I. Até então, todas as pessoas interessadas em cursar a área jurídica, tinham que ir para Coimbra, em Portugal, local que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso passou a ser ministrado pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934 e o curso implantado em Olinda foi transferido para Recife.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes, ao longo dos anos os estudantes ganharam uma oração (de autoria desconhecida) e em 1985 uma musica de autoria de Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927. No resto do mundo o Dia do Estudante é comemorado no dia 17 de novembro – Dia Internacional do Estudante.

Oração do Estudante


Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.

Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.

Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.

Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.

A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo

preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.

Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.

Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.

Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.

Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores.

Amém.

Coração de Estudante

(Milton Nascimento e Wagner Tiso)

Quero falar de uma coisa

Adivinha onde ela anda?

Deve estar dentro do peito

Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado

Bem mais perto que pensamos

A folha da juventude

É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos,

Desviaram seu destino,

Seu sorriso de menino,

Quantas vezes se escondeu

Mas, renova-se a esperança

Nova aurora a cada dia

E há que se cuidar do broto, oh, oh

Pra que a vida nos dê cor, flor e fruto

Coração de estudante

Há que se cuidar da vida,

Há que se cuidar do mundo,

Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho

Espalhados no caminho

Verdes: planta e sentimento

Folhas, coração, juventude e fé.

Um comentário: