sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PROGRAMA AJA BAHIA

Apresentação do Programa Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos

1995-1998

E inadiável o compromisso da Secretaria da Educação com a eliminação do analfabetismo no Estado da Bahia, que esta a exigir a concretização de iniciativas que referendem projetos emancipatorios para a promoção de melhores condições de vida da sua população.

Avanços tecnológicos colocam a Bahia em estagio similar a outros estados brasileiros que passam por uma industrialização acelerada, internacionalizam sua economia e penetram na área tecnológica, alcançando, assim, níveis mais elevados de modernidade.

No entanto, numa profunda contradição, a Bahia como estado integrante da região que atravessa os maiores desafios para o desenvolvimento, apresenta um quadro onde necessidades básicas de parte significativa de sua população não são ainda satisfeitas – a fome, a desnutrição, a mortalidade infantil, o analfabetismo e o desemprego - resultante de questões estruturais do pais, em que pese o esforço de seus governantes.

Para contribuir com a superação gradativa deste cenário de carências, a Secretaria da Educação fazendo a sua parte, aliando-se as experiências da sociedade e cumprindo com o seu dever constitucional de oportunizar educação para todos , concebe este Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos a ser desenvolvido de forma solidária com entidades governamentais e não governamentais, congregando esforços em prol da democratização de oportunidades educacionais.

A implantação deste programa requer a mobilização efetiva de toda a sociedade que deve assumir, na pratica, uma atitude política de reconhecimento do direito de todos ao acesso aos códigos do mundo contemporâneo, fundamental , para o pleno exercício da cidadania. Este reconhecimento requer, portanto, a substituição da cultura da negação pela cultura da afirmação dos direitos dos direitos a educação e uma vida mais digna para o povo baiano.


Edílson Freire
Secretário da Educação
1995-1999

Um comentário:

  1. O programa Aja Bahia teve bastante desempenho em alfabetização de Jovens e Adultos. vendo que temos o programa TOPA, em Substituição do AJA - BAHIA. Mas não se compara o metodo de ensino.

    ResponderExcluir