domingo, 26 de outubro de 2008

EDUCAÇÃO DE ESPECIAIS NA BAHIA

PARTE I


Em 1996, um grupo de psicopedagogas da Bahia se reuniu e criou a Associação Brasileira de Psicopedagogia – SEÇÃO BAHIA. Resultado de uma luta histórica que teve início em 1964, com a inauguração do Instituto Psicopedagógico da Bahia, destinado a promover a educação do excepcional por deficiência mental. Em 1967, o Instituto Pestalozzi da Bahia é reinaugurado com uma estrutura duas Coordenações, uma Geral e Administrativa e uma Psicopedagogica.

No início da década de 70 foi criada a Divisão de Assistência Psicopedagógica no então Departamento de Ensino de Primeiro Grau da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Em 1974, é extinta o Instituto Psicopedagógico da Bahia, surgindo o primeiro Consultório de Psicopedagogia com a finalidade do atendimento individual de crianças portadoras de deficiência e crianças com dificuldades específicas de aprendizagem.

Em 1987, as práticas psicopedagógicas espontâneas e auto-didatas que surgiram até aquele momento começaram a ser legitimados com formação da primeira psicopedagoga baiana através de uma pós-graduação Latu Sensu na Faculdade São Marcos, hoje Universidade São Marcos, em São Paulo.

A partir da primeira metade da década de 90, a formação de psicopedagogos na Bahia foi ampliada com o surgimento dos primeiros cursos de psicopedagogia promovido pelo Centro Psicopedagógico Vocacional e de Recursos Humanos; pelo Centro de Estudos e Terapias Integradas de Salvador – CETIS, criado em 1992 e logo em seguida, pela Universidade Federal da Bahia – UFBa.

Em 1994, com a criação do Núcleo Bahia de Psicopedagogia, começa a formação de um movimento de organização dos psicopedagogos da Bahia, coordenado pelas psicopedagogas Tereza Cristina Lemos Marinho e Ana Maria Galvão. As experiências acumuladas nesta longa caminhada, animou um grupo de psicopedagogos a se reunir e requerer da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Nacional, com sede em São Paulo, o reconhecimento do Núcleo Bahia, como SEÇÃO BAHIA.

Em 12 de setembro de 1996, foi declarada a criação da Associação Brasileira de Psicopedagogia – SEÇÃO BAHIA, tendo como primeira Presidente a Psicopedagoga Tereza Cristina Lemos Marinho, que presidiu de 1996 a 1998, seguida da Psicopedagoga Maria Auxiliadora de Azevedo Rabello que fez a segunda gestão de 1998 a 2001, a Terceira gestão de 2002 a2004, foi presidida pela Psicopedagoga Maria Angélica Moreira Rocha e a quarta gestão de 2005 a 2007, sob a presidência da Psicopedagoga Débora Silva de Castro Pereira.

Durante estes 12 anos a SEÇÃO BAHIA se fez presente na Associação Brasileira de Psicopedagogia – Nacional, com representatividade no Conselho Nacional de Psicopedagogia.
Maria Auxiliadora de Azevedo Rabello
Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário