
Iniciou a vida de profissional não apenas como professor, mas também como Técnico em Desenvolvimento Econômico as SUDENE, dirigindo o escritório regional da Bahia no período de 1963 a 1970.

De 1968 a 1970 implantou a Assessoria de Planejamento da UFBA e participou ativamente da reforma universitária, instalando a secretaria geral de cursos. Em 1968, foi nomeado para o Conselho de Educação da Bahia de 1970 a 1971, ocupou pela primeira vez o cargo de Secretário de Educação e Cultura da Bahia, no Governo de Luís Viana Filho, quando iniciou a construção das escolas polivalentes, criou o Parque Histórico Castro Alves, dentre outras realizações. Foi eleito para a academia de Letras da Bahia, em 1971. Pela segunda vez foi Secretário de Educação e Cultura da Bahia de 1983 a 1987, no governo João Durval, quando reestruturou o órgão estadual de educação. Dentre muitas outras realizações, editou o Plano Estadual de Educação e Cultura da Bahia – 1984-1987 – implantou a TVE e criou a Universidade do estado da Bahia (UNEB). Impulsionou a educação superior estadual com o reconhecimento da Universidade Estadual de Feira de Santana e a consolidação da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia. Construiu cerca de 3000 e recuperou mais de 12 mil salas de aula. Trabalhou conjuntamente com as prefeituras em vários programas de alfabetização e educação rural. Criou uma estrutura de educação continuada de adultos, enfatizando, ainda, a educação comunitária nas periferias urbanas.
Além de professor titular da UFBA, Edivaldo é o primeiro reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E detentor, dentre outras, das seguintes condecorações:
● Grande Oficial da Ordem do Mérito da Bahia, por promoção de Comendador desde 1971;
● Donato di Devozione de Seconda Classe da Ordem de Malta;
● Oficial da Ordem de Palmas Acadêmicas;
● Cruz de Malta;
● Maria Quitéria;
● Mérito Cultural Castro Alves;
● Mérito Educacional Barão de Macaúbas;
● Medalha da Patriarca;
● Alem do colar da Academia de Letras da Bahia;
● Título de cidadão de salvador, na Câmara Municipal, 26 de maio de 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário